google-site-verification: google176b87adf060433a.html

Translate

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O BANCO DO CÉU

     

Essa é uma história adaptada da revista "o Evangelista de Crianças", da Apec. Nós utilizamos a historinha com as crianças que temos trabalhado.
     Eu adaptei pois, além dela estar um pouco desatualizada, creio que ela menciona algumas coisas que não são muito claras nas Escrituras para o tempo da Igreja que vivemos agora;   não enfatiza o plano de salvação..e é muito longa para os pequeninos. Daí você pode pensar, "ué, então pra quê que ela postou a história, já que tá colocando defeito?" porque mesmo assim a idéia central é muuuito boa, e como a gente pode adaptar, creio que ela é muito proveitosa (acho que mais ainda pra nós, do que pras crianças), então vamos lá...


O BANCO DO CÉU

CLÁUDIO realmente pensou que estava ficando adulto. Pela primeira vez iria ter uma conta bancária. Nada mais de cofrinhos! Seu tio João ia ajudá-lo a abrir a conta e depositar os R$ 120,00  que já tinha economizado. Futuramente, ele receberia até um cartão magnético só para ele! 




Juntos, Cláudio e o tio, entraram pelas grandes portas do banco. Cláudio sentia como se estivesse entrando num palácio! Chão de mármore lustroso, colunas tão grossas que não daria nem pra passar os dois braços em redor e unir as mãos!


- Escolhemos este banco por ser o mais bonito? - Perguntou Cláudio ao tio, enquanto atravessavam o saguão.
- Não, não foi por isso. - O tio respondeu - Há coisas de maior importância em que pensar ao escolher um banco. Os homens de negócio pensam bem antes de escolher o banco onde vão guardar seu dinheiro. Querem melhores juros e lucros sobre seus investimentos, ou seja querem um banco que gere mais  renda ou dinheiro para eles...
Logo foram atendidos por uma funcionária e a conta foi aberta. O tio João disse: 
- Agora, Cláudio vou lhe mostrar como fazer um depósito.
Foi fácil. Juntos foram até o caixa eletrônico, colocaram o dinheiro dentro do envelope e deram os comandos para a máquina que, em seguida, engoliu o envelope de Cláudio, e cuspiu-lhe um papel de comprovante de volta. Depois eles deram os comandos para retirar um extrato e em seguida a máquina lhe deu um papel semelhante ao primeiro lhe informando o total que havia na sua conta.



O tio João então, lhe explicou que se cuidasse sempre de anotar as quantias de depósito e retiradas, para sempre conferir a quantia total que Claúdio tivesse no banco. Cláudio ficou muito grato pela ajuda do tio.
De volta para sua casa, Cláudio ficou  examinando por um longo tempo o seu comprovante, onde o caixa eletrônico registrou os seus R$ 120,00 - o seu dinheiro! Conforme fosse fazendo outros depósitos, sua conta aumentaria e o banco lhe daria juros sobre o dinheiro. Sua cabeça estava cheia de planos sobre como ganhar dinheiro. Ele já sonhava em juntar alguns milhares de reais, e quem sabe, algum dia, até milhões!

À noitinha, Cláudio contou ao seu pai como tinha sido emocionante a experiência daquela tarde, abertura da conta com o tio João e comentou sobre os seus sonhos para o futuro. O pai escutou com todo o interesse. Finalmente ele disse:
- Cláudio, penso que você já tem idade bastante para aprender a fazer bons investimentos. E é interessante que você saiba fazer isso. Mas nós cristãos, temos coisas de maior valor para investir. E também temos um lugar para depositá-las, muito melhor do que num banco aqui neste mundo. E mais ainda, teremos um resultado muito melhor do que os juros que o banco nos dá. Traga sua Bíblia para lermos alguns versículos. Juntos abriram e leram Mateus 6: 19-21: "Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem, e onde ladrões escavam e roubam; mas acumuleis para vós outros tesouros no céu...porque onde está o teu tesouro, aí estará também o seu coração."
 Fonte da imagem: http://colorir.kly.com.br/biblia-sagrada-desenhos-para-colorir/2295

- Você sabe quem disse estas palavras, Cláudio?
- Foi Jesus.
- Exatamente! Observe que Jesus, nos diz aqui que as coisas que possuímos nesta vida poderão enferrujar ou serem roubadas, e até os bancos podem quebrar e nós perdermos o nosso dinheiro. A verdade, é que temos coisas de maior valor, o nosso coração, e a nossa vida e devemos investi-los no "Banco do Céu", pois onde está o nosso tesouro, aí também estará o nosso coração, diz Jesus. Pense nisto.
- Obrigado, papai, vou pensar mesmo. Boa noite.
- Boa noite, filho.
A semana passou rapidamente, e Cláudio não se ocupou em pensar muito sobre o que o papai tinha dito. No domingo, ele e sua família, foram à reunião  da igreja. Naquela manhã, um missionário que viera visitar a igreja é que iria ensinar na classe de Cláudio. Depois de se apresentar ele disse:
- Vou lhes contar uma história que nos ajuda a compreender uma verdade importante da Bíblia.
Cláudio e seus colegas se ajeitaram em suas cadeiras para prestar atenção.
"Certo jovem se encontrou num enorme e esplêndido salão, que tinha paredes de cristal, decoradas com pérolas e muitas pedras preciosas. Nele havia um trono, no qual estava assentando Alguém com vestes brancas reluzentes.
 O jovem olhou ao redor e notou que estava numa fila de pessoas, e cada uma segura um extrato de conta, no qual estava escrito "O BANCO DO CÉU". E o rapaz também possuía um, com o seu nome."
Fonte: http://pintarycoloreardibujos.sitiopremium.com/?p=495

Ao ouvir isso, Cláudio arregalou os olhos e concentrou toda a sua atenção no missionário, que prosseguiu:

"Aquele jovem procurou ver o que os da frente da fila estavam fazendo. Eles apresentavam seu extrato de conta Àquele que estava sentado no trono. Este examinava as contas, conferindo-as com um grande Livro à Sua frente. Às vezes ele sorria e dizia: Muito bem, servo bom e fiel, entra no gozo de Seu Senhor...As pessoas a quem Ele dizia estas palavras, saiam com um grande sorriso estampado em seu rosto.
Para outros, no entanto, o Homem apenas abanou a cabeça, tristemente. Eles se afastavam tristes, alguns com lágrimas nos olhos. 
Estava chegando a vez do jovem. Seu coração batia fortemente e ele engolia em seco. Queria tanto que o Homem de branco sorrisse pra ele... O rapazinho abriu o extrato deixando-o pronto para ser apresentado. Realmente não havia muita coisa escrita ali, e só havia um depósito. Finalmente ele estava diante dAquele que possuía o grande livro. Seus olhos gentis fitaram-no bondosamente, enquanto Ele estendeu a mão e pegou o extrato de conta.
- Noto que não há muitos depósitos aqui. Disse ele.
- Bem...é verdade - disse o jovem, meio sem jeito. Mas eu sou tão novo ainda! Em todo caso, há pelo menos um depósito. Aí diz que a minha fé foi depositada. O Senhor sabe, quando eu era menino eu cri que Jesus Cristo, o Filho de Deus, podia limpar meu coração de todo pecado. Convidei-O para entrar em meu coração e sei que Ele me salvou.
- Certo. - disse o Homem de branco - para abrir uma conta no céu todos devem fazer este primeiro depósito que é a fé. Foi o que você fez. Entretanto, não há outro depósito sobre o qual você possa receber juros. Assim não poderei lhe dar nenhum galardão.
- M-M-Mas - ele gaguejou - Não estou entendendo. O que eu devia depositar para ganhar juros?
- Eu lhe dei meu tudo - disse o Salvador gentilmente - Você também não poderia me dar o seu melhor? Eu pedi em Provérbios 23:26 "Dá-me filho meu, o teu coração" ou seja, a tua VIDA. Lembre-se como eu disse: "quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á (Mt 16:26). Se você entregasse sua vida a mim, para que eu realizasse através dela os meus planos,  você teria grandes resultados."

Cláudio se lembrou que ainda muito pequeno, queria ser bombeiro. Depois resolveu ser piloto de avião. Realmente ele nunca tinha pensado em entregar-se a Cristo e pedir que Ele lhe mostrasse o que fazer. Ele nunca tinha "investido" sua vida em Cristo.


Fonte: http://br.guiainfantil.com

"O jovem respirou fundo e perguntou:
- Alguém já investiu alguma outra coisa? A vida toda...parece um investimento muito grande!
- às vezes parece uma decisão difícil, e alguns tem medo de entregar-me sua vida. Outros, porém vivem cada momento por minha causa. Seu TRABALHO e as responsabilidades de cada dia, são todas entregues em minhas mãos. E não são só os adultos, as crianças também tem suas responsabilidades."

Cláudio sorriu ao lembrar-se de que uma vez, havia levado o lixo para fora, na semana passada.

"O Senhor prosseguiu: Seja nas tarefas que os pais lhe dão ou nos ESTUDOS, cada coisa devia ser feita de boa vontade, para Mim.



Mesmo seus DIVERTIMENTOS poderiam ter sido investidos em meu Banco, prosseguiu o Homem. Quando vocês jogam honestamente e aceitam a derrota sem brigar, isto me agrada.

A leitura da Bíblia e de bons livros, o ajudariam a seguir o meu ensino de que devemos pensar somente em aquilo que é puro. A questão do tempo gasto com divertimentos, isso também você poderia ter depositado na sua conta do céu. Não gosto de ver você brincando quando deveria estar trabalhando. E os amigos que você escolhe, devem ser aqueles  que te ajudem a fazer as coisas que Eu gosto e não as que vão tentá-lo a pecar contra mim".



Fonte: http://desenhosparacolorir-rota6.blogspot.com.br/2012/03/criancas-criancas-brincando-de-domino.html

Cláudio coçou a cabeça com uma expressão séria no seu rosto.

"- Sim, há muitas e muitas coisas que você poderia ter investido no meu Banco.
O jovem disse quase chorando: - Eu estou entendendo agora Senhor. Estou até me lembrando de outras coisas que eu poderia ter depositado com o Senhor, como meu talento para desenhar, por exemplo.
- Todos os teus talentos lhe foram dados por Mim, e se você os tivesse entregado a Mim, eu faria com tivessem sido desenvolvidos e usados para glorificar o Meu Nome e falar do meu amor para os que não me conhecem.
O jovem ainda estava refletindo sobre o que ouviu quando o Salvador prosseguiu:
- Você já pensou meu jovem, que mesmo o DINHEIRO que você possuía também me pertence?"


Fonte: http://miriangalli.blogspot.com.br/2011/01/oferta-da-viuva-pobre-atividades-e.html

Cláudio ergueu rapidamente a cabeça como se tivesse levado um susto!

"Eu lhe dou tudo o que necessita. Mas uma parte eu pedi que me devolvesse e investisse na Minha obra e os que assim fizeram, com suas ofertas de amor, receberam juros em sua conta.
Novamente o Senhor examinou o extrato da conta do jovem.
- Você não depositou sua VIDA, suas RESPONSABILIDADES, seu DIVERTIMENTO, TALENTOS ou DINHEIRO  no Meu Banco do Céu, mas usou-os como quis. Sinto muito jovem, você ainda tem um lugar reservado no céu, uma vez que me recebeu como Salvador. Mas não há nenhum galardão para você, pois não me entregou nada que pudesse render juros para a eternidade."

 Neste ponto, o professor dirigiu-se aos seus alunos atentos : - Isto foi apenas uma história, mas nos ajuda a compreender o que Deus quer nos ensinar..Ele quer que comecemos a fazer investimentos, imediatamente, e que o façamos durante a vida toda. Meu desejo, é que vocês compreendam e creiam que Deus tem bençãos espirituais e um galardão para aquele que depositou tudo em Suas mãos.

Ao final da lição Cláudio orou silenciosamente entregando sua vida, responsabilidades, divertimento, talentos e dinheiro e sentiu que o Senhor já lhe dava alguns juros pois havia uma enorme alegria em seu coração.

4 comentários :