google-site-verification: google176b87adf060433a.html

Translate

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

BRINCADEIRAS

BRINCADEIRAS PARA FAZER COM AS CRIANÇAS

Muitas vezes, dispomos de tempo livre antes, ou depois das escolinhas e é interessante programar brincadeiras que envolvam todas as crianças; aqui estão algumas sugestões do que podemos brincar. Aproveite para divertir-se com elas; isto nos aproxima e fortalece o nosso vínculo com elas.

COBRA-CEGA
Amarre uma venda nos olhos de uma das crianças do grupo (pergunte qual delas quer ser a cobra-cega), aproveite para cantar o corinho que você ensinou durante a lição enquanto gira a criança. Solte-a e ela deve procurar tocar em alguém; a criança que ela segurar será a próxima cobra-cega, e assim sucessivamente. Ganha quem nunca se deixar ser apanhado.

CEGUINHO
 Coloque uma venda nos olhos de uma criança e faça uma roda juntamente com as outras crianças em torno da que está com os olhos vendados. Cante um corinho e gire a roda de crianças. Quando a música parar, a criança vendada, ou o ceguinho, deverá caminhar para frente em linha reta e identificar a criança que está na sua frente (ela pode tocar a criança para tentar descobrir quem é).

CAÇA AOS SAPATOS
Esta brincadeira é divertida quando estão presentes muitas crianças. Peça a todas para retirar os calçados e os amontoe em um canto. Misture-os. Cubra os olhos de uma das crianças e cante um corinho curto ou conte até 30 juntamente com as outras crianças. Com os olhos vendados, ela deverá encontrar seu próprio par de calçados, antes que termine a contagem ou o corinho. Você pode dividir as crianças em equipes e cada equipe poderá ajudar seu "caçador", dizendo "está quente" ou "está frio".

PESCARIA
Faça peixinhos de papel colorset, ou cartolina, e cole um pedaço de arame em forma de  anel como nas figuras abaixo:



Eu fiz 12 peixinhos, mas você pode fazer mais ou menos. Arranje uma varinha, e amarre linha de anzol, ou barbante, ou linha de pipa (vale até fio dental) em uma ponta da varinha. Na outra extremidade da linha, coloque um clip aberto, que será o anzol.


 Use a criatividade para administrar a brincadeira. Você pode estabelecer o tempo de um corinho cantado por todos para que a criança tente pescar seus peixes. Pode confeccionar mais varinhas e colocar as crianças para pescar; a criança que pescar mais peixes se torna a vencedora. Pode estabelecer brindes baratinhos para cada peixinho (adesivos legais, balas, doces, desenhos para colorir, etc.).

O RABO DO BURRINHO

Desenhe um burrinho sem o rabinho numa folha de papel craft, ou cartolina, ou colorset, etc. Faça o rabinho à parte e recorte. Coloque um pedaço de fita dupla-face ou durex enrolado na base do rabinho. A criança com os olhos vendados deverá acertar o local correto do rabo do burrinho. As demais crianças poderão ajudá-la, indicando a direção. Se preferir, estabeleça um tempo para execução da tarefa. Ganha a criança que colocar o rabinho mais próximo do local exato.


DANÇA DAS CADEIRAS

Coloque para tocar cds de músicas infantis, corinhos e organize um círculo com cadeiras no centro do local. Coloque uma cadeira a menos do que o total de crianças participantes. Deixe as crianças circularem as cadeiras enquanto toca a música. Quando a música for interrompida, todos deverão procurar uma cadeira para sentar-se. A criança que ficar sem cadeira, será eliminada. Retira-se uma cadeira e inicia-se novamente a rodada, tocando a música e assim sucessivamente. Vence a criança que ficar por último.

Nenhum comentário :

Postar um comentário