google-site-verification: google176b87adf060433a.html

Translate

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

SUAS MÃOS (HIS HANDS)

Essa é uma história verídica e chegou até às minhas mãos através da tia Elda Emerick. É bem bonita e útil para evangelismo, principalmente se você tiver alguma criança com deficiência física em sua turma. O texto original está em inglês, e foi traduzido pelo google tradutor, com algumas correções a mais, que foram necessárias.

SUAS MÃOS
Harry ficou desanimado, apenas fora do círculo. As outras crianças da Escola Bíblica de Férias vinham desfrutando de jogos durante o recreio. Por fim, a professora visitante disse:
"Você não vai entrar no jogo, desta vez, Harry? "
Ele olhou para ela. Houve um momento de silêncio amargo, então ele se virou e foi embora. A professora o seguiu.


 "Já é ruim o suficiente ser do jeito que eu sou" , esbravejou Harry, "sem você ficar esfregando isso na minha cara."
"Peço-lhe perdão. Eu não sabia que havia qualquer razão para você não jogar ".
Os olhos de uma alma ferida procurou seu rosto.
 "Então você não notou que minhas roupas são diferentes das outras crianças? Ele indicou um bolso grande no lado direito. Sua mão estava em seu bolso.
"Eu não nunca a tiro daqui, exceto quando eu esqueço."
"Eu não vi a sua mão. Eu realmente não sabia que você não joga como os outros jogam . Se você tiver ferido a mão, me desculpe. Vamos passar para ali, enquanto você me mostra em particular."
Relutantemente ele virou as costas para a multidão e mudou-se com a professora para um lugar de privacidade, tirou a mão do bolso, e verdadeiramente chocou a espectadora com uma pequena ponta e seus quatro pequenos pedacinhos de dedos, sem ossos, e um pedaço maior de carne sem osso, formando um dedão. Toda a mão deste garotinho de onze anos de idade media cerca de dois centímetros de largura por dois centímetros e meio de comprimento. Sua outra mão, a esquerda, era perfeitamente do tamanho da mão de um pequeno homem. Esta também, ele manteve escondida em outro bolso.



"Eu nasci assim " Harry declarou desafiadoramente, "e eu não gosto mesmo de suas lições. Se Deus me fez , eu odeio Deus. Eu não posso fazer nada como as outras crianças."
O coração da professora latejava. Lágrimas lhe turvavam a imagem do pequeno estranho. De repente, ela sentiu-se muito impotente. Ela sabia que Harry precisava de ajuda imediata. Naquele momento, de repente ele falou, e sua voz era suave:
" Eu não culpo as crianças por não quererem tomar conta de mim quando fazemos o círculo para brincar de duplas. Ninguém quer me tocar . "
A professora estendeu as mãos e cobriu a pequena mão deformada.
"Deus quer tocar em você. Por favor, não odeie Deus. Ele deu-lhe uma mãozinha como esta para que você sempre possa estar perto dEle. Se você tivesse as mãos como as de qualquer outro garoto, você talvez não soubesse como é bonito ter Deus segurando você."
"Você já ouviu falar que pastores de ovelhas ás vezes quebram as pernas de um cordeirinho? Se o cordeiro mostrou sinais de se meter em problemas e vive correndo perigo de cair em cima de pedras ou ser pego em espinheiros, o pastor realmente quebra a perna do cordeiro. Então Ele ternamente coloca as talas em torno da parte quebrada e leva o pequeno cordeiro envolto em sua túnica, pertinho de seu coração. Então este pequeno cordeiro com a perna quebrada teria o melhor cuidado de todos os cordeiros e todas as ovelhas em todo o rebanho, e no momento em que a perna ficasse boa, o cordeirinho saberia como o pastor tem demonstrado seu amor e ternura ; e cada vez mais, esse pequeno cordeiro se aproximaria dele.




"Harry, antes de você nascer, antes que você ao menos pensasse em desobedecer a Deus, Ele te amou tanto que deu -lhe estas mãos, e muitas vezes ele deve ter pensado: "Agora Harry não pode fazer as coisas por si mesmo, então ele vai depender de mim para fazê-las para ele. Enquanto ele está perto do meu coração, eu vou amá-lo tanto, e dizer-lhe tantas coisas maravilhosas, e dar-lhe coisas tão lindas, e dar-lhe uma consciência tão boa, e um coração tão fervoroso, que todo mundo vai se maravilhar, e porque ele sofre com sua mãozinha e mesmo assim me ama, vou dar-lhe mãos bonitas quando eu lhe der o seu novo corpo; e eu vou dar-lhe honras especiais, como o meu filho, quando ele vier morar comigo!"



 Você já pensou, Harry, as coisas maravilhosas que Deus fez com as mãos? E agora no céu, à mão direita de Deus Pai , está o Senhor Jesus Cristo com as mãos marcadas pelos pregos com que estava pendurado na cruz maldita. Você sabe por que Ele foi pendurado ali , Harry? Foi porque você ia ter que morrer, e estar nas trevas e na dor, para sempre e sempre e sempre . Cristo te amou tanto que Ele morreu em seu lugar. Vejamos esta mensagem em João 10: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu lhes dou a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão ( vs 27-28) ."
"Veja este pequeno pedaço de giz. Estou colocando-o em minhas mãos. Agora veja se você pode tirá-lo daqui." A  forte mão esquerda de Harry parecia ter a força de duas, quando ele puxou com os dedos. "Diga" , disse ele, "como você pode prendê-lo tão apertado?"
"Porque é mais difícil de tirar algo da mão do que de qualquer outro lugar. Pense em estar na mão de Deus! Nada jamais poderia arrebatar -lhe para fora. Você já tem algo importante para pensar, Harry: Deus quer que você esteja seguro em Suas mãos."



"Isso é mesmo algo para se pensar... tudo bem. Afinal de contas, eu acho que preciso de Deus mais do que as outras crianças mesmo" disse Harry...
A professora falou com ele por alguns minutos mais, e inclinaram suas cabeças enquanto ela segurava ambas as mãos em oração ao Senhor .
No dia seguinte, todos os meninos e meninas estavam aprendendo João 5:24. A professora formou dois grandes círculos lado a lado no chão. Em um deles ela escreveu a palavra " morte", no outro, "vida". Uma de cada vez, as crianças chegavam e entravam no círculo chamado "morte", enquanto elas começavam a recitar seus versículos que já haviam decorado. Quando chegaram a um local denominado "já passou da morte", eles pulavam para o círculo escrito "vida".


Uma dúzia ou mais de crianças tinham feito este movimento de pisar de "morte" para a "vida" quando Harry veio para a frente. Ele imediatamente entrou na "vida" e disse:
"Eu não preciso entrar nesse círculo "morte", porque ontem eu passei para a "vida", e Deus está segurando a minha mão. E eu não terei vergonha dela nunca mais" (suspendeu a mãozinha perante o grupo) e disse: "Se você estava curioso para ver isso, aqui está , dê uma olhada nisso. Vocês não podem me provocar mais, porque eu vou ter uma mão nova quando Deus vier me buscar. Por favor, não achem isso engraçado, e não tenha medo dela ."  Ele ergueu a mão grande:.. " E esse punho não vai golpeá-los mais quando me provocarem...Vou fazer as coisas do jeito certo, e vocês também não poderão mais me machucar, porque eu estou nas mãos de Deus agora." Muito solenemente ele se virou para a professora. "Agora você não acha que é melhor orar?" Um silêncio caiu sobre o grupo. Havia um nó na garganta da professora. O atraso fez Harry sentir que ele devia ser o único a orar. Ele disse:
"Oh Deus, é tremendamente bom estar em suas mãos. Que privilégio oh Grandioso, poder pensar sobre sua morte no Calvário. E, oh Deus, faça -nos todos compreender que foi por nós, em nome de Jesus. Amém".


Estou tão seguro em Suas mãos suaves ,
E nem peço para ser livre
Aquelas mãos que foram colocadas sobre as cabeças das criancinhas
Que ternamente irão lidar comigo.
Mãos que socorreram, e mãos que serviram ,
Que alimentaram os famintos de pão.
Mãos que deram aos cegos a visão ,
Mãos que ressuscitaram os mortos.
As belas mãos do meu Senhor vivente,
Verei na eternidade:
Amor incrível - meu nome gravado
Nessas mãos que foram traspassadas por mim.

"Em cujas mãos está a alma de todo ser vivente." (Jó 12:10)
Esta é uma verdadeira história relacionada pela Sra. Evelyn McClusky.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

SÉRIE EU SOU: EU SOU A LUZ DO MUNDO

EU SOU A LUZ DO MUNDO, DESENHOS PARA COLORIR

Mais uma lição da Série EU SOU do evangelho de João. Esta lição foi preparada pela tia Camilinha e ela bondosamente me cedeu o texto que utilizou na escolinha do dia 18/01/14. A lição do dia 25/01, EU SOU A PORTA, também já está pronta, apenas aguardando um tempinho da blogueira aqui para postá-la, rs. Mas espero compartilhar esta e outras lições o mais breve possível, sempre desejando que seja útil a vocês de alguma forma.



VERSÍCULO: "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez dizendo: EU SOU a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida..." (Jo 8:12)

Vocês já tentaram encontrar alguma coisa no escuro? É muito difícil, não é? Quase impossível!
Mas como tudo fica mais fácil quando acendemos a luz...
E para quem sempre viveu no escuro, como um cego?! A vida se torna muito complicada, principalmente se ele não tiver uma família, ou oportunidade de estudar, aprender a língua dos cegos, que é o braile...
Hoje nós vamos ouvir a história de um cego que acabou virando mendigo por causa da sua doença.
Mas ele encontrou a luz, a LUZ DO MUNDO!

CORINHO: Há um caminho cheio de luz,
E nenhum outro há, 
E esse é só Jesus!
Uma verdade jorra da cruz:
Vida temos em Jesus!

Texto base: Lc 18:35 - 43; Mc 10: 46-52

O Senhor Jesus passava próximo à cidade de Jericó, juntamente com os seus discípulos e uma multidão o seguia.
Na beira do caminho, havia um cego, chamado Bartimeu, que estava sentado ali pedindo esmolas.
Ao ouvir que era Jesus de Nazaré que passava no meio daquela multidão, Bartimeu começou a gritar: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
E as pessoas começaram a dizer: pára com isso, fica quieto, chega de gritar. Mas ele mais e mais gritava o nome do Senhor Jesus.
Então Jesus parou e mandou chamá-lo de onde ele estava.
E ele rapidamente, deu um pulo e foi encontrar-se com o Senhor.
O Senhor então lhe perguntou: O que queres que eu te faça?
E ele respondeu: Eu quero ver, quero enxergar as coisas.
Então Jesus lhe disse: então veja! A tua fé te salvou. E ele no mesmo momento voltou a enxergar e ficou muito muito feliz; e  agradecia e louvava a Deus e passou a seguir o Senhor Jesus pelo caminho. E todas as pessoas que viram aquilo, também agradeceram e deram glórias ao nome de Deus.

APLICAÇÃO EVANGELÍSTICA

Em Lc 18:35, vemos a história da cura de um cego da cidade de Jericó. Sua cegueira o havia levado a uma posição miserável, pois ele era mendigo, mas ao saber que o Senhor Jesus estava passando, ele começou a clamar, ou seja gritar por ele. Nós gritamos para chamar uma pessoa que está perto ou longe da gente? Como ele estava longe do Senhor, foi necessário que ele gritasse, não é mesmo?
Provavelmente ele já havia ouvido falar dos milagres que o Senhor Jesus havia realizado e creu que ele poderia também resolver seu problema. Reconhecendo sua pobreza, e incapacidade de fazer qualquer coisa para resolvê-la, só lhe restava clamar, e ele fez isso à pessoa certa!
O Senhor lhe atendeu e devolveu-lhe a luz dos seus olhos, acabou com sua cegueira e o salvou! Bartimeu passou a seguir o Senhor Jesus, e nunca mais andou nas trevas, mas passou a ter a LUZ da vida!
Nós também nascemos cegos, sem conseguir nem mesmo perceber a luz, mergulhados em trevas e escuridão. A palavra de Deus nos ensina que "o deus deste século, ou seja, o inimigo das nossas almas, cegou o entendimento das pessoas que não creem, para que não brilhe sobre elas, a luz do Evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus" (2 Co 4:4)
E esta cegueira, nos leva à miséria, assim como a daquele cego, sentado à beira do caminho.
Como ele, também estamos longe do Senhor, e precisamos clamar a Ele, invocar o Seu nome.
Devemos reconhecer que estamos miseráveis em nossos pecados e que não conseguimos fazer nada para mudar isso. Só mesmo um milagre!
Clamemos Aquele que pode curar a cegueira da nossa alma, para que ele faça brilhar sobre nós a LUZ da vida!
Lembram-se de que a multidão o repreendia? O mundo e as pessoas também tentarão nos impedir de irmos até o Senhor Jesus, mas com fé e coragem nós conseguiremos vencer as dificuldades que nos impedem de ver a luz.
Crianças, se vocês desejam a salvação, a ajuda do Senhor Jesus, Ele está pronto para atender vocês. Ele também te faz a mesma pergunta que fez ao cego: "Que queres que eu te faça?"
Falem do desejo do coração de vocês, peçam a Ele a salvação e a cura desta cegueira, e vocês verão o que Ele fará: Ele lhes dará a luz da vida, para que vocês vivam eternamente, próximos a Ele, em Sua presença!











HÁ UM CAMINHO CHEIO DE LUZ





Há um caminho cheio de luz,

E nenhum outro há,

E esse é só Jesus!

Uma verdade jorra da cruz:

Vida temos em Jesus!


BRINCADEIRAS

BRINCADEIRAS PARA FAZER COM AS CRIANÇAS

Muitas vezes, dispomos de tempo livre antes, ou depois das escolinhas e é interessante programar brincadeiras que envolvam todas as crianças; aqui estão algumas sugestões do que podemos brincar. Aproveite para divertir-se com elas; isto nos aproxima e fortalece o nosso vínculo com elas.

COBRA-CEGA
Amarre uma venda nos olhos de uma das crianças do grupo (pergunte qual delas quer ser a cobra-cega), aproveite para cantar o corinho que você ensinou durante a lição enquanto gira a criança. Solte-a e ela deve procurar tocar em alguém; a criança que ela segurar será a próxima cobra-cega, e assim sucessivamente. Ganha quem nunca se deixar ser apanhado.

CEGUINHO
 Coloque uma venda nos olhos de uma criança e faça uma roda juntamente com as outras crianças em torno da que está com os olhos vendados. Cante um corinho e gire a roda de crianças. Quando a música parar, a criança vendada, ou o ceguinho, deverá caminhar para frente em linha reta e identificar a criança que está na sua frente (ela pode tocar a criança para tentar descobrir quem é).

CAÇA AOS SAPATOS
Esta brincadeira é divertida quando estão presentes muitas crianças. Peça a todas para retirar os calçados e os amontoe em um canto. Misture-os. Cubra os olhos de uma das crianças e cante um corinho curto ou conte até 30 juntamente com as outras crianças. Com os olhos vendados, ela deverá encontrar seu próprio par de calçados, antes que termine a contagem ou o corinho. Você pode dividir as crianças em equipes e cada equipe poderá ajudar seu "caçador", dizendo "está quente" ou "está frio".

PESCARIA
Faça peixinhos de papel colorset, ou cartolina, e cole um pedaço de arame em forma de  anel como nas figuras abaixo:



Eu fiz 12 peixinhos, mas você pode fazer mais ou menos. Arranje uma varinha, e amarre linha de anzol, ou barbante, ou linha de pipa (vale até fio dental) em uma ponta da varinha. Na outra extremidade da linha, coloque um clip aberto, que será o anzol.


 Use a criatividade para administrar a brincadeira. Você pode estabelecer o tempo de um corinho cantado por todos para que a criança tente pescar seus peixes. Pode confeccionar mais varinhas e colocar as crianças para pescar; a criança que pescar mais peixes se torna a vencedora. Pode estabelecer brindes baratinhos para cada peixinho (adesivos legais, balas, doces, desenhos para colorir, etc.).

O RABO DO BURRINHO

Desenhe um burrinho sem o rabinho numa folha de papel craft, ou cartolina, ou colorset, etc. Faça o rabinho à parte e recorte. Coloque um pedaço de fita dupla-face ou durex enrolado na base do rabinho. A criança com os olhos vendados deverá acertar o local correto do rabo do burrinho. As demais crianças poderão ajudá-la, indicando a direção. Se preferir, estabeleça um tempo para execução da tarefa. Ganha a criança que colocar o rabinho mais próximo do local exato.


DANÇA DAS CADEIRAS

Coloque para tocar cds de músicas infantis, corinhos e organize um círculo com cadeiras no centro do local. Coloque uma cadeira a menos do que o total de crianças participantes. Deixe as crianças circularem as cadeiras enquanto toca a música. Quando a música for interrompida, todos deverão procurar uma cadeira para sentar-se. A criança que ficar sem cadeira, será eliminada. Retira-se uma cadeira e inicia-se novamente a rodada, tocando a música e assim sucessivamente. Vence a criança que ficar por último.

domingo, 26 de janeiro de 2014

A CRIAÇÃO DESENHOS PARA COLORIR



Esse post contém a lição que passamos para algumas crianças nesta semana que ainda não tinham contato com o Evangelho. Acho sempre interessante "começar pelo começo", pois assim é possível falar sobre Deus, sobre a nossa condição humana, sobre a solução de Deus para o pecado...enfim, o livro de Gênesis nos fornece material para uma apresentação completa do Evangelho (assim como toda a Palavra de Deus, é claro), e se o Senhor permitir, vamos dar sequência neste assunto com este grupo de crianças. Algumas figuras eu redesenhei baseada em imagens na net, e outras baseadas em atividades, e ainda outras eu coloquei os links de onde eu retirei. Então vamos lá:

A CRIAÇÃO
 ( introdução com muitas perguntas, procurando envolver as crianças no assunto)
Todos vocês moram em uma casa, não moram? Mesmo que ela seja alugada, ou emprestada, ainda assim é um lugar para morar, não é? E como será que essa casa surgiu? Será que ela brotou do chão? alguém teve de construí-la, não é mesmo? E que materiais ele utilizou? E será que demora para uma casa ser construída?
E vocês sabem quem foi que construiu o nosso mundo? o nosso belo mundão tão grande, onde nós moramos, com seu céu, com o chão as árvores e os animais...Foi o Senhor Deus, e será que demorou muito? quanto tempo foi que Ele levou?
Sabem, crianças, o nosso Deus é tão, mas tão poderoso, que Ele "construiu" o nosso mundo, em apenas 6 dias e sem usar nenhum material!!! Ele criou este mundo, a partir do NADA e usou apenas Sua Palavra.
A Bíblia nos conta lá em Gênesis que, no primeiro dia, o nosso mundo era vazio, não tinha forma de nada e muito escuro. Então Deus disse: Haja Luz! e o que aconteceu? A Luz surgiu! e Deus viu que a Luz era boa. E Ele separou a luz e a escuridão das trevas, e chamou a luz DIA, e a escuridão, NOITE. E esse foi o primeiro dia.
No segundo dia, Deus fez os céus para separar as águas. E colocou águas aqui embaixo do céu, e águas lá em cima dos céus, onde nem conseguimos ver. E no meio, Ele pôs este céu tão lindo de se ver, não é mesmo?
No terceiro dia, Deus fez surgir uma parte seca no meio das águas que ficaram aqui em baixo e chamou essa parte seca de Terra e as águas de Mares. Na Terra, Ele fez nascer as plantinhas, as árvores de todo o tipo, com frutinhas gostosas para comer e as belas flores que enchem nossos olhos de alegria e perfumam o ar. E Deus viu que tudo isso era Bom! Porque tudo o que nosso Deus faz é bom!
No quarto dia, Deus criou o sol para governar o dia, e a lua para governar a noite, além das lindas estrelinhas que enfeitam o nosso céu. E viu Deus, que também isso era...? Porque tudo o que o nosso Deus faz é bom!
No quinto dia, Deus criou os peixinhos, as baleias e todos animais que vivem na água. Fez também os passarinhos que voam no céu e que nos alegram com seu canto. E quem sabe o que Deus achou dos peixes e dos pássaros que Ele fizera? Ele viu que era...?  Porque tudo o que o nosso Deus faz é bom!
No sexto dia, Deus criou todos os animaizinhos que vivem aqui na terra: o leão, as ovelhas, o jacaré, o cachorro, e todos os outros que existem  e Ele viu que isso era...?  Porque tudo o que o nosso Deus faz é ...!
Nesse dia, Ele disse: Façamos o homem à nossa imagem e conforme a nossa semelhança. E vocês sabem como o primeiro homem foi criado? Deus pegou do pó da terra e formou o homem, e depois soprou em seu nariz o fôlego de vida, e ele passou a viver e existir. Este primeiro homem se chamava Adão.
Deus plantou um lindo jardim, lá no Éden, e colocou Adão ali para que morasse e cuidasse daquele lugar especial. Deus disse que Adão iria escolher o nome de todos os animais que existiam. Por que a gente chama o elefante de E-LE-FAN-TE? porque Adão chamou assim, e o mesmo aconteceu com todos os animais. Enquanto Adão escolhia os nomes dos bichos, ele viu que todos eles tinham uma companheira, mas Adão não encontrava entre eles, uma companheira que combinasse com ele.
Mas, sabem, o nosso Deus, conhece tudo o que nós precisamos, antes mesmo de pedirmos a Ele, e Ele já tinha planejado uma esposa que fosse perfeita para Adão.
E fez cair um sono muito pesado sobre Adão, retirou um osso de sua costela e fechou a carne no lugar. E tomou deste osso e formou a mulher. Logo em seguida, Ele trouxe a mulher e a mostrou para Adão. Adão ficou tão feliz que exclamou: essa é osso dos meus ossos e carne da minha carne, e será chamada mulher, porque do homem ela foi tomada! E mais tarde, a mulher recebeu o nome de Eva, porque ela seria a mãe de todos os seres humanos.
E depois de ter feito isso tudo, Deus olhou para a perfeição de toda sua criação, do mundo que fez, dos animais  e do homem e Deus viu que isso era...? não apenas Bom, mas MUITO bom. Porque tudo o que o nosso Deus faz é? MUITO BOM!
No sétimo dia, o Senhor descansou de todo a obra que tinha feito e abençoou este dia.

Aplicação Evangelística

Crianças, vocês viram como o nosso Deus é Todo-poderoso? e mesmo sendo assim, Ele nos ama e se importa conosco. Ele sabe de tudo o que precisamos, mesmo antes de pedirmos a Ele. Ele nos dá o sol, a chuva, o alimento que vem da terra, o frio, isso mesmo! tudo é necessário para a nossa sobrevivência,  o calor, a água...tudo, tudo Ele mantém e sustenta com grande poder e é por isso que o nosso mundo existe até hoje!
E sabem? Deus também providenciou para nós uma coisa que é a mais importante, da qual nos precisamos mais, quem sabe me dizer qual é?
É a salvação da nossa alma!
Quem se lembra de como a terra era lá no primeiro dia?
Vazia, escura...e foi assim que o pecado nos deixou:
Vazios, sem a presença de Deus, que não pode morar junto com o pecado. E escuros, porque nós estamos cegos e sem a Luz de Deus habitando em nós. Deus quer nos fazer nascer de novo, como novas criaturas! Ele quer nos limpar do pecado, vir morar em nós e fazer nascer a Luz da salvação em nossa vida.
Ele usa o Senhor Jesus Cristo, o Seu Filho para fazer esta obra em nós, assim como Ele usou o Senhor Jesus em toda a obra da criação.
O que nós precisamos é confiar que o Senhor Jesus quer fazer isto por nós, e vai fazer se pedirmos a Ele, confiando de todo o coração. Devemos pedir que Ele nos limpe de todo o nosso pecado e passe a habitar em nós. Quando isto acontecer, Deus se alegrará em nós, assim como se alegrou com toda a criação perfeita que Ele fez...Vocês querem que Deus se alegre com vocês, crianças? Querem ser limpos de todo o pecado e ter o Senhor Jesus, Deus mesmo, morando em vocês? Vocês podem conversar com Ele em oração e pedir que Ele faça isso na vida de vocês, ok?










Imagens redesenhadas


















terça-feira, 21 de janeiro de 2014

JAIME E O ATEU



Olha que história mais linda que eu encontrei no blog  Ensinar Brincando, e a Vilma Pires, gentilmente me permitiu compartilhá-la com vcs no Pequeninos no Caminho. O texto foi originalmente retirado do blog Pequeninos de Jesus (e eu só descobri que havia vários blogs com o nome parecido com o nosso, depois de já haver criado este, rsrsrss), mas de toda forma, é sempre bom pesquisarmos vários blogs e há muitíssimo material, superproveitoso, disponibilizado na net. Espero que esta linda história seja útil a vocês também.



Jaime era um orfãozinho que morava com uma tia velha e maliciosa. Era tão mesquinha, que não lhe dava bastante alimento. Não gostava de cuidar dele. Podia ver pelo rosto dela que não amava ao nosso Senhor Jesus Cristo.
Jaime dormia num quarto miserável do 2º andar da casa desta tia.
Uma noite, enquanto ele dormia, a casa incendiou-se. A casa era 
muito velha e construída de madeira, e por isso queimava-se rapidamente e com facilidade, como se fosse palha. O alarme soou na vila. Pouco depois alguns homens com estopas molhadas e baldes de água corriam no local, fazendo todo o possível para apagar o fogo.


Enquanto trabalhavam arduamente para vencer as chamas, ouviu-se o grito de um menino atemorizado e a chamar vindo da janela do quarto do 2º andar:
- "Socorro!"
Erguendo os olhos, viram Jaime ali na janela, mas ninguém estava pronto para arriscar a vida para salvá-lo. Aquele que tentasse, poderia ser queimado severamente, e talvez ser levado à morte.
Naquela vila morava um homem que era ateu. Sempre dizia ao povo que não acreditava em Deus, nem em Jesus Cristo, nem na Bíblia como a Palavra de Deus. Quando viu o rosto de Jaime na janela, rapidamente subiu pelo cano que passava perto da janela. Quando chegou ao nível da janela estendeu seu braço forte, tirou Jaime das chamas e, agüentando o calor intenso do fogo, levou Jaime até o chão.


O ateu sofreu queimaduras nas mãos, mas a tia de Jaime por causa das terríveis queimaduras que sofrera, morreu. Isto deixou Jaime sem lar mais uma vez.
O povo da vila não podia imaginar o que iria acontecer com ele. Um pastor levou o menino à casa dele e disse ao povo que se alguém quisesse adotá-lo que viesse à casa dele num determinado dia.


Entre outros que vieram para adotar a criança, havia um casal chamado Souza. Não tinham filhos em casa e queriam adotar Jaime. Mas enquanto a Sra. Souza falava com Jaime e pedia que viesse morar com ela na sua casa como seu filho, o ateu apareceu na porta.


Depois de entrar a convite do Pastor, explicou-lhe que queria convidar Jaime para morar com ele. O pastor, sabendo que o casal Souza falaria ao menino a respeito de Jesus Cristo e faria todo o possível para que Jaime o aceitasse como seu Salvador, queria que eles, o casal, e não o ateu, adotassem o menino.
O ateu falava pouco, mas enquanto se aproximava de Jaime e da Sra. Souza, começou a descobrir a mão esquerda, e tirar as ataduras e o homem mostrou as feridas e disse:
- "Não queres vir ser meu filho?"


E Jaime, vendo a mão queimada e ferida, correu para o homem, abraçou-o e disse-lhe:
- "Quero ir com o Sr. e ser seu filho, porque a sua mão foi queimada em favor de mim."
Ninguém podia negar que o salvador do menino tinha o 1º direito sobre ele. Assim, o pastor juntou a roupa de Jaime, e ele foi para a casa do ateu, pois sabia que ele o amava.
Jaime e seu novo pai tiveram tempos maravilhosos juntos: brincavam, pescavam no rio perto da casa, passeavam nas florestas, etc.


Nada, entretanto, foi dito a respeito do Senhor Jesus. De fato, nenhuma palavra foi mencionada a respeito de Deus, o Pai. Nenhuma "Ação de Graças" foi dada à mesa quando se assentavam parar comer.
Um dia, fez-se na vila uma exposição de pinturas. Os quadros foram pendurados na parede do grande salão da prefeitura. Pessoas vieram de longe para apreciar as pinturas maravilhosas, e Jaime, com seu pai, foi examinar cada quadro.
O pai explicou-lhe cada uma até chegar perante um quadro especial. Tentou passar despercebido por ele e explicar-lhe o outro junto além; mas Jaime ficou preocupado e desejou ver toda aquela pintura especial.
Assim voltou e perguntou ao pai:
- "Por que estão os cravos nas mãos e pés deste homem? E por que as pessoas estão chorando tanto?"



O ateu, reconhecendo que não podia evitar as perguntas do rapaz replicou:
- "Pois bem, eu não creio na história, mas é isto que me contaram acerca do homem neste quadro.
"Muitos anos atrás, quase 2000 anos, uma multidão estava de pé em frente a um grande edifício do governo de Jerusalém, uma cidade na terra da Palestina. Pilatos, o governador, julgava um homem e achava que não era culpado, mas inocente. Levou o homem para fora do palácio e disse:
- Não acho culpa nele. Vou castigá-lo ou libertá-lo?!
Era costume para o governador daquela época, uma vez por ano, perdoar ou libertar um criminoso: o preso que o povo pedisse.
Assim Pilatos indagou ao povo:
- Quem quereis que vos volte? Barrabás ou Jesus, o que se chama Cristo?.
E enfurecida a multidão clamava:
- Crucifica Jesus! Crucifica-o! Crucifica-o! Crucifica-o!
Pilatos, por causa disso mandou açoitar a Jesus.
Os soldados, zombando, colocaram uma coroa de espinhos na cabeça de Jesus, que fez com que o sangue corresse. Cuspiram-no na cara, e deram-lhe pancadas e varadas. Mas durante tudo, o homem não fez nenhum esforço para defender-se. Por último, colocaram sobre os ombros de Jesus uma cruz pesada e o levaram para ser crucificado no lugar chamado calvário. Ali cravaram suas mãos e seus pés. Levantaram a cruz e deixaram-no cair num buraco. Por cima da cabeça, escreveram estas palavras: "ESTE É O REI DOS JUDEUS".
- Essa Jaime, é a história, mas eu não acredito nela.
Assim, o pai e o filho continuavam a andar, olhando a cada quadro até que chegaram ao ponto por onde tinha começado.
Jaime, intrigado com toda aquela história, rogou ao pai, no caminho para casa, que contasse a história de novo, e outra vez quando estava para se deitar. Antes do ateu deixar o quarto da criança, Jaime lhe disse:
- "Papai, as mãos feridas do homem me fazem pensar em suas mãos queimadas e de como o senhor sofreu por mim para me salvar!"
O que o menino dissera ficou na mente do pai por muito tempo e não pôde conseguir dormir bem naquela noite.



 Lembrou-se daquele dia em que fora a casa do pastor para pedir Jaime para si. Imaginava quão terrível teria sido se Jaime não desse valor a mão ferida e tivesse recusado se tornar seu filho. Não aguentava tal pensamento. Ele se feriu por Jaime, arriscou a sua vida para salvá-lo e mesmo assim Jaime não era forçado a acompanhá-lo; podia ter escolhido ir com o casal Souza.
Quão contente estava ele, porque resolvera tornar-se o seu filho.
De repente tornou-se triste, porque DEUS lhe fizera entender que apesar do fato de Jesus ser ferido por ele, mesmo crucificado pelos seus pecados, ainda recusava se fazer um filho de Deus.
Deus trouxe-lhe a memória alguns versículos da Bíblia que aprendera quando era menino:
"Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3:23);
"Cristo sofreu por nós” (1 Pedro 2:21-24);
"Aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo"(Apocalipse 20:15);
"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3:16).


Deus o convenceu de tal maneira de sua incredulidade, que ele ajoelhou-se ao lado da cama e aceitou a Jesus Cristo como o Salvador.


Agora ele estava alegre.
Pouco depois, Jaime, também, aceitou a Jesus como seu salvador. E os dois foram feitos filhos de Deus. Porque creram no Seu Nome.